Artem Borodulin Para Brasileiros! [in portughese]

Posted: August 25, 2010 in International Skating Union, Perm, photo, Portughese Post, Uncategorized, Winter Olympic Games

Eis aqui o primeiro post do blog em português! Por quê? Porque esse blog é feito por uma brasileira e, apesar de Artem ser russo e praticar um esporte que não tem muitos adeptos no Brasil por razões climáticas óbvias, ele fez um grande sucesso em solo brazuca pelo feito no seu debut nos Jogos Olímpicos de Inverno! Ele estreando em Olimpíadas e nós, estreando na transmissão em massa de Jogos de Inverno! Então, enquanto esperamos notícias do loirinho ( que, com certeza, deve estar se matando de treinar em Moscou para fazer bonito de novo) vamos recapitular, em português, tudo que foi postado aqui desde o início! Nem todo mundo é obrigado a entender inglês, né?

No link “Who is Artem Borodulin” (Quem é Artem Borodulin) eu posto parte de um artigo que, praticamente, é uma biografia resumida de Artem 2008! No texto, entendemos como com tão pouca idade, Artem já é considerado uma promessa da patinação artística russa, que, vamos combinar, anda perdendo sua hegemonia nos pódiums mundiais! Artem começou a patinar aos 5 aninhos de idade, por influência de seus pais, fãs do esporte!  “Eles (os treinadores) disseram que eu era adequado para eles e nós tínhamos uma prática por dia”, ele disse, em entrevista ao site GoldenSkate.com . “No início, patinava apenas para ser saudável. Eu nem sequer tinha realmente o desejo de patinar. Minha mãe me obrigou. Houve até muitas lágrimas. Porém, mais tarde, aos 12, 13 e 14 anos, eu ja estava querendo patinar por mim mesmo. Eu sabia que teria algo a conseguir com isso!” Mesmo com a sugestão do pai de colocar ele na natação, sua mãe insistiu para que ele praticasse patinação artística.

A mãe de Artem sempre amou a patinação e admira várias lendas. Entres elas, as treinadoras de Artem: Tatiana Tarasova, Elena Buianova e o treinador de Evgeni Plushenko, Alexei Mishin. Era o objetivo de Artem e de sua familia que ele fosse treinado por essas estrelas lendárias. Se esforçou para isso e hoje, treina com Buianova e Tarasova no clube CSKA em Moscou. Como a maioria dos grandes atletas, Artem não aceita perder! É ganhar ou ganhar! “Minha mãe sempre quis que eu vencesse. Eu mesmo odeio perder desde pequeno. Eu sempre chorava nas competições quando perdia. Minha treinadora dizia ‘ não se envergonhe. Você não pode deixar a raiva tomar conta e você.’ Eu odiava perder e ainda odeio” Artem, seu irmão mais novo Sergei, que também é patinador e sua mãe se mudaram para Moscou em 2006, enquanto seu pai ficou em Perm. Em outubro de 2007, Artem viveu um drama e viu sua carreira ser ameaçada ao quebrar o tornozelo treinando um salto. Seu médico disse que ele nunca voltaria a patinar e, ainda podia ser obrigado a andar de muleta. ATÉ PARECE! Contra todas as indicações do médico, voltou a treinar em janeiro de 2008 e, em março, ficou com a prata no Campeonato Mundial Junior, da ISU.Cinco posições acima de sua ultima temporada,antes do acidente!

Na sua temporada 2007-2008, conseguiu seu primeiro lugar, ainda na categoria Junior, no Golden Spin de Zagreb, na Bulgária.

A música que Artem patinou foi “Yablochko“, conhecida como “Dança dos Marinheiros Russos”

Não precisa nem dizer o quanto ele ficou uma graça de marinheiro!:D =)

Com esse programa, ele ganhou o premio “Melhor Patinador Masculino-Junior” no site Figure Skate Online, de onde eu consegui aquela foto meiga dele com o bonequinho!

Além das entrevistas, práticas e o pódium no Rostelecon 2009, tenho postado belas fotos de David Carmichael, Ksenia Fomina, Alina Gensirovsky, e outros. Algumas ilustram o post “Junior”!

Passado essa temporada, Artem inicia seu programa 2009-2010, já tendo em mente os Jogos Olímpicos em fevereiro. “Kalinka“, outra canção belíssima do folclóre russo (que possue até uma postagen própria no blog) foi seu programa curto, enquanto um medley de dois tangos (Assassin’s  Tango e Tango de Roxanne) seu programa longo! Adquiriu nas Olimpíadas de Inverno sua melhor pontuação na temporada (Total: 210.16 /Programa Curto: 72.24/ Programa Longo: 137.92)

Um mês depois de Vancouver, Artem terminou sua temporada no Campeonato Mundial de Patinação Artística de Turin (Itália). Infelizmente, uma lâmina do seu patin se partiu no meio e Artem teve que dar fim na sua participação ainda nos primeiros minutos do programa curto! “Just a stone on the way” explica com detalhes o acontecido e que, realmente, é apenas uma pedra no caminho do nosso campeão!!!

Com as energias renovadas, Artem Borodulin ja deve estar pronto para a briga pela  medalha na sua primeira competição da temporada 2010-2011. Essa será o NHK Thopy em Nagoya, no Japão que começa de 22 de Outubro!

No pior dos casos, teremos notícias dele apenas depois do campeonato! E quem sabe, não vou ter a honra de postar uma bela foto dele no pódium com uma medalha no peito e um daqueles sorrisos que atravessou o oceano e chegou aqui no Brasil, conquistando uma legião de fãs! =)

Comments
  1. legião? aí tb num é pra tanto heheh

    • Helena says:

      É sim! Foi só fazer conta em todas as redes sociais possíveis (facebook, orkut, twitter, friendster, zimbio, etc) para divulgar que eu vi quantas pessoas conhecem ele! E muito mais vão conhecer!!! Pode apostar no que eu digo!😉

  2. Posta +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    Adoro os post em português =D

  3. Helen says:

    Ladies, the web side is a treasure for fans but more people speak englisn than portugese! i’ve got some news about dear Tema but I speak only russian, english or french.

  4. Helen says:

    He’s the first in Tolyati (cup of RussiaII). Wait for the video on Youtube

  5. Débys says:

    Adoroooooooo d+ esse menino !! Além de campeão é lindoooo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s